domingo, 30 de março de 2008

O profissional e seus infinitos sonhos..................

SUA estréia profissional como ator, deu-se em 1988, com a peça “A Vigília da Noite Eterna” de B. de Paiva, com o grupo CTCAF, no Teatro São José, sob direção de Moreira Mattos.
EM 1989, é co-fundador da Cia. de Teatro Lua o qual encena “Louco e outros seres” durante três anos. Em 1991, é dirigido pelo diretor Aderbal Freire Filho, no espetáculo re-inaugural do Theatro José de Alencar.

PARTICIPA também do “Balé Brejeiro”, último espetáculo de Dança Contemporânea do ex-Grupo de Dança Dora Andrade antes de tornar-se EDISCA.
CURSA ballet clássico pela Academia Hugo Bianchi, chegando a concluí-lo em 1999.
EM 1993 encena o espetáculo “O Marinheiro: uma aventura interior”, espetáculo de grande sucesso nacional de público e de crítica.
REGISTRA-SE como ator profissional em 1994, pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos do Estado de Pernambuco.
FOI bolsista na extinta FEBEM-CE, ministrando por dois anos, Teatro Aplicado à Educação à Criança e Adolescente privados de liberdade, cometidos de atos infracionais.
MINISTROU pelo Instituto Dragão do Mar, na área de Artes-Cênicas, Oficinas de Interpretação e Expressão Corporal no Interior do Estado e Capital.
CURSOU Colégio de Direção Teatral como Aluno-Interpréte no Instituto Dragão do Mar por dois anos na 1ª turma de 1996 a 1999.
TEM no currículo muito mais de quarenta e duas peças teatrais. Cerca de mais de oito prêmios como ator em vários festivais estaduais e nacionais tais como: em Vassouras-RJ, Francisco Beltrão-PR e Jacareí-SP.
NO magistério, tornou-se professor de Arte, sob o parecer do Conselho de Educação do Ceará em 1999, na mesma escola em que fizera seus estudos secundários, ocupando vaga ofertada pela sua ex-professora de Educação Artística, que se aposentou por tempo de serviço.
SUBMETEU-SE a uma vaga no Concurso Público da Prefeitura Municipal de Fortaleza em 2000, no cargo de Professor de Arte, no qual está lecionando de 5ª a 8ª série.
CONCLUIU o Curso de Pedagogia na Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA em Licenciatura Plena em 2001. Isto como parte de seus estudos e complementação acadêmica na forma de Lei (Lei de Diretrizes e Base da Educação, nº 9.394/96).
CONSIDEROU-SE “refém” da política pública pedagógica estadual e artística, no que diz respeito à falta de formação pedagógica em cursos de Arte-Educação ou na validação de certificado para professores de Arte (teatro) em seu Estado, quando antes, não havia sequer curso de nível superior em Artes Cênicas-Teatro.
MAS já superado esta fase, pelo esforço pessoal e profissional, pretende adquirir mais conhecimentos e aperfeiçoamento na vida pessoal e profissional/artística.
ATUALMENTE, viaja com espetáculo e atua como ator no Grupo Comédia Cearense. A dança sempre presente em seu corpo de ator, via peças encenadas.
EM tempos futuros pretende concluir o Curso em Extensão Dança e Pensamento, além de continuar seus estudos de Mestrado em Arte / Educação no Brasil ou no Exterior e, paralelamente, sua vida artística ou de docente.

Nenhum comentário: