domingo, 30 de março de 2008

Lúcio José de Azevêdo Lucena.
É Artista-educador.
Ator, conhecido profissionalmente por Lúcio Leonn, [DRT/PE nº.1126/1994]. Pedagogo, Professor com especialização em Arte e Educação (Uece/Cefet-Ce, 2002) e na Rede pública de ensino municipal (6ª a 9ª série) e estadual (1ª a 3ª série - ensino médio). Formado em Arte Dramática pela Universidade Federal do Ceará/UFC (1991-1994) e, Ballet Clássico Acadêmico - Escola de Ballet Clássico Hugo Bianchi (1989-1999). Cursou Colégio de Direção Teatral (1ª turma) como aluno Intérprete, pelo Instituto Dragão do Mar (1996-1999). Representou seu Estado e recebeu diversos prêmios pela sua atuação em vários festivais locais e nacionais de Teatro nas principais capitais brasileiras. Internacionalmente, esteve em Portugal, no XXVI Festival Internacional de Teatro e de Expressão Ibérica em 2003. Ex-educador Social do Programa Integração AABB Comunidade-Fortaleza/Ce (2003-2005) - sob cargo de coordenação do eixo Arte/Educação.
Atualmente, desenvolve e pesquisa trabalhos educacionais e de procedimentos artístico-estéticos (Arte-Educação: teatro/dança/música e artes visuais) junto às crianças/adolescentes e também ministra capacitações para professores de Arte na Secretaria Executiva Regional V. Além é claro, de permanecer como ator, atuando em espetáculos do grupo Comédia Cearense permeando dança e teatro [o corpo], em seus espetáculos.

E, a Dança...

“Este {Lúcio Leonn} é um misto de ator-bailarino... Por sinal, um excelente ator”.(Ocasião da visita e noite de autógrafos da bailarina Cecília Kerche a Fortaleza-Ce): Hugo Bianchi, 2002.

Para auxiliar e desenvolver seu trabalho e “corpo-de-ator” em espetáculos, sempre teve seus “pés na dança”. Além de ballet clássico acadêmico, enveredou-se em cursos, espetáculos e oficinas profissionalizantes ministradas em Fortaleza-CE (Theatro José de Alencar), a saber: “Expressão Corporal” (1991) com o coreógrafo Zednek Hampl, do grupo Sopro de Zéfiro de Recife. “Dança de Hoje” (idem), ministrada pela bailarina holandesa Olga de Graaf; “Dança para o Ator” (idem), ministrada pelo coreógrafo Gilano Andrade, que resultou no espetáculo de dança, “Ballet Alice” (1991). Ainda em 1991, foi convidado para o espetáculo “Balé Brejeiro”, sob direção e coreografias do Grupo de Dança Dora Andrade. Já em 1992, “Oficina de Dança”, com a Cia. Holandesa RAZ, ministrada por Linhares JR e Eugene Barnaart, via ECCOA. Cursou “Arte do Movimento - Rudof Von Laban” (1994), por Augusto Pereira da Rocha, professor do Teatro Escola Macunaíma/SP; Oficina de “Expressão Corporal” (idem), ministrada pela coreógrafa Deborah Colker, no Projeto Encenação/ECCOA.
Em 1996, ainda cursando ballet clássico, entra para o Ballet Municipal de Fortaleza/Fundação Cultural de Fortaleza - hoje Funcet, dançando o “Ballet Divertssment”, sob direção do mestre Hugo Bianchi. Em seguida, em 1997 pelo Ballet Hugo Bianchi e Ballet Municipal de Fortaleza, é a vez de dançar: “Um Conto de Natal”, (inspirado no ballet quebra nozes).

Um comentário:

douglas de paulla disse...

ola luio leonn aqqui quem escreve é douglas de paulla e por favor mande resposta por favor... bjs